Clonagem

A clonagem de seres vivos se tornou muito conhecida após a divulgação do nascimento do primeiro mamífero a ser clonado com sucesso, a ovelha Dolly, que nasceu no dia 5 de julho de 1996 e morreu no dia 14 de fevereiro de 2003. Desde então a clonagem tem sido um tema muito discutido por diversas pessoas, mas ainda sobram algumas dúvidas sobre esse assunto.

● Quais são os tipos de clonagem?
Existem quatro tipos de clonagem, que são para diferentes finalidades, são eles:

- Clonagem natural:
Clones criados por seres que fazem reprodução assexuada, em que não há a troca de gametas, como as planárias.
- Clonagem de genes.
Cópia de genes de interesse.
- Clonagem reprodutiva:
Serve para criar um clone de um ser que faz reprodução sexuada, em que há troca de gametas, como foi feito com a Dolly.
- Clonagem terapêutica:
Criação de células tronco embrionárias para substituição de tecidos do corpo humano.

● Como são criados os clones na clonagem reprodutiva?
Os clones surgem por meio da fusão de uma célula somática adulta, qualquer célula do corpo exceto os gametas, de um ser que se quer clonar com um ovócito, que é um óvulo imaturo, sem núcleo de um outro ser da mesma espécie. Após a fusão de ambos, o óvulo começa a realizar divisões sucessivas e ao chegar em 16 células, quando surge o embrião, ele deve ser colocado no útero de outro animal da espécie, que servirá de barriga de aluguel. Após a gestação, o clone nascerá.
A Dolly originou da fusão de uma célula mamária de uma ovelha fêmea da raça Finn Dorset com um ovócito de outra ovelha fêmea da raça Scottish Blackface. Foi usada uma fêmea, da mesma raça da que deu o ovócito, como de barriga de aluguel. Os cientistas usaram nesse caso, ovelhas de raças diferentes para controlar melhor o experimento.

● Quais são os pontos negativos da clonagem?

● Quais os pontos positivos da clonagem?

  1. Fotos retiradas dos links:
  2. Fonte retirada do link: